Fraude começa com contas falsas
Fraude começa com a criação de contas falsas. Verdade seja dita: os fraudadores visam realizar atividades maliciosas em grande escala, buscando lucro máximo com custo mínimo. Obter milhares de dispositivos para conduzir ataques fraudulentos é caro, e os fraudadores evitam usar contas pessoais para não serem expostos.
Criar contas falsas torna-se uma estratégia simples e econômica para os fraudadores. Ao contrário de crimes mais intensivos em recursos, como a apropriação de contas ou phishing, a geração de numerosas contas falsas exige um investimento mínimo em tempo e dinheiro.
Como reconhecer a criação de contas falsas?
Fraudadores usam ferramentas maliciosas e táticas sofisticadas para manipular dispositivos, que são usados para criar contas falsas para conduzir ataques fraudulentos de forma mais rápida e em escala.
Eles empregam várias táticas e ferramentas para criar contas falsas. Alguns métodos incluem:
Emuladores & Clonadores de app
Ferramentas como clonadores de app e emuladores permite que fraudadores executem múltiplas instâncias do mesmo aplicativo em um único dispositivo ou em diferentes dispositivos virtuais simultaneamente. Isso lhes permite criar inúmeras contas falsas em um curto período.
VPN, Proxy or Tor
Fraudadores usam VPN, servidores Proxy ou browsers Tor para esconder seus verdadeiros endereços de IP, tornando difícil para plataformas rastrear e bloquear atividades suspeitas. Isso permite que eles falsifiquem a localização para parecerem legítimos e confundam os sistemas antifraude/risco.
Device Spoofing
Os fraudadores manipulam ou alteram a identidade de um dispositivo para enganar as plataformas, fazendo-as acreditar que são usuários legítimos. Isso requer a alteração do device fingerprint. É possível mesclar a modificação dos atributos reais do dispositivo com ajustes na localização GPS, dados do fuso horário, endereço IP e outros fatores.
Uma abordagem muito utilizada envolve os emuladores - no contexto da criação de contas falsas, os emuladores são usados para simular diferentes dispositivos ou plataformas, fazendo parecer que múltiplos usuários reais estão acessando um aplicativo.
Os criminosos aproveitam esse software para gerar diferentes IDs de dispositivo, fazendo transições rápidas de um para outro. Eles escalonam os ataques emulando simultaneamente e estabelecendo redes de milhares de dispositivos emulados.
Os fraudadores então podem usar esses dispositivos falsificados para criar contas falsas que parecem ser de milhares de usuários reais, cada um com seu próprio dispositivo.
Como fraudadores usam contas falsas para conduzir fraude
Fraudadores criam contas falsas para conduzir atividades fraudulentas em várias indústrias diferentes. De e-wallets a gaming e e-commerce, confira como as contas falsas são usadas para que criminosos possam cometer fraude:
E-Wallets
Abuso de promoção: E-wallets geralmente oferecem promoções como 'Gaste $10 e ganhe $5' para aumentar a adesão ao seu aplicativo. Os fraudadores abusam disso criando várias contas falsas para participar da promoção várias vezes.
Apps de transporte
Abuso de promoção: Aplicativos de transporte geralmente oferecem promoções como “primeira corrida gratuita” ou descontos especiais. Passageiros podem abusar dessas promoções várias vezes ao criar múltiplas contas falsas.
Gaming & Gambling
Abuso de bônus: Contas falsas são criadas para explorar bônus, promoções ou recompensas em jogos oferecidos por plataformas de jogos e apostas. Os infratores usam várias contas falsas para se inscrever e receber o mesmo bônus de inscrição.
Gnoming: Os fraudadores usam várias contas falsas para obter uma vantagem injusta e aumentar suas chances de ganhar. Isso pode criar um campo de jogo desigual para jogadores genuínos e prejudicar a confiança dos usuários na plataforma.
E-commerce & Marketplaces
Abuso de promoção: Contas falsas são criadas para explorar ofertas promocionais, descontos e programas de fidelidade.
Compras fraudulentas: Fraudadores usam contas falsas juntamente com informações de cartões de crédito roubados para fazer compras não autorizadas.
Online Delivery
Abuso de promoção: Apps de delivery frequentemente oferecem promoções como "$10 de desconto na primeira compra". Os fraudadores podem abusar disso criando várias contas falsas para participar da promoção várias vezes.
Social Media & Networking
Conteúdo abusivo: Usuários abusivos frequentemente criam contas falsas para disseminar mensagens, publicações ou imagens ofensivas para indivíduos específicos. Um exemplo desse comportamento é quando um usuário cria numerosas contas falsas em um aplicativo de namoro LGBT+ com a intenção de enviar mensagens homofóbicas para os usuários do app.
O impacto das contas falsas nos negócios
À medida que as contas falsas continuam a ser uma ameaça ao mundo digital, é importante entender como elas podem prejudicar o seu negócio.
Confira algumas consequências da proliferação de contas fraudulentas:
Atividades fraudulentas: Como mencionamos antes, a fraude começa com a criação de contas falsas que são usadas como ponto de partida para várias atividades fraudulentas, como abuso de promoção, compras fraudulentas e gnoming. Essas atividades podem prejudicar os usuários, danificar a integridade da plataforma e criar responsabilidades legais para o seu negócio.
Perdas financeiras: Os fraudadores podem explorar contas falsas para se envolver em várias fraudes financeiras, como transações não autorizadas ou compras fraudulentas. Isso pode resultar em perdas financeiras diretas para o seu negócio.
Danos à reputação: A presença de contas falsas pode manchar a reputação de uma empresa. Se os clientes ou usuários encontrarem perfis falsos envolvidos em atividades maliciosas, isso pode destruir a confiança na marca.
Base de usuários desvalorizada: Se você está monetizando com a sua base de usuários, as contas falsas causam impacto negativo nesse valor, já que não engajam com a plataforma, levando a uma distorção nas métricas de engajamento, como taxas de cliques e tempo gasto na plataforma.
Desperdício de dinheiro: Seu budget de marketing é desperdiçado com fraudadores ao invés de ser direcionado para usuários genuínos e atrair novos clientes.
Destroçam das análises de marketing: As contas falsas distorcem as métricas e análises de marketing, o que pode levar a decisões estratégicas equivocadas.
Questões de conformidade regulatória: Dependendo da natureza das atividades fraudulentas associadas a contas falsas, as empresas podem enfrentar escrutínio regulatório e consequências legais.
Como eliminar contas falsas e prevenir fraude
Eliminar contas falsas e prevenir fraudes requer uma abordagem proativa que combina tecnologia avançada e monitoramento constante.
Muitas empresas de diferentes setores em todo o mundo contam com a solução da SHIELD para detectar e prevenir a criação de contas falsas com device fingerprint, os mais recentes algoritmos de IA e machine learning e sinais de risco em tempo real.
Uma das principais características que possibilita a detecção de contas falsas é o SHIELD Device ID, o padrão global para identificação de dispositivos. Ele identifica a raiz da fraude - os dispositivos físicos por trás dos ataques - com identificação precisa do dispositivo. É extremamente persistente, mesmo que os fraudadores tentem mascarar o device fingerprint, alterar os parâmetros do device ou resetar o dispositivo para que pareça diferente.
Quando se trata de prevenção de fraudes, o mais difícil de identificar é quando um usuário bom se torna ruim. O SHIELD Risk Intelligence monitora continuamente cada sessão de dispositivo, retornando sinais de risco em tempo real para fornecer uma visão completa da atividade do usuário na plataforma, identificando até mesmo o momento exato em que um usuário legítimo se torna uma ameaça. Por exemplo, a tecnologia pode sinalizar instâncias em que um usuário ativa ferramentas comumente associadas à criação de contas falsas, como emuladores e clonadores de aplicativos.
O poder do SHIELD Device ID e SHIELD Risk Intelligence combinados capacita plataformas online em todo o mundo a eliminar contas falsas e toda atividade fraudulenta, interrompendo fraudes, construindo confiança e impulsionando o crescimento.
Agende uma demo para conferir, na prática, como a SHIELD pode proteger sua plataforma contra contas falsas